Navegue nas paisagens da região do Alto Rio Juruá, no oeste do Acre, onde ocorre a Serra do Divisor na fronteira do Brasil, até o Rio Juruá, um dos grandes tributários do Rio Solimões-Amazonas.
Este recurso possui ferramentas interativas e muita informação sobre a região amazônica.
As pesquisas feitas em diversos rios da bacia hidrográfica do Amazonas legaram um conjunto de amostras de sedimentos coletados em diferentes cursos de água da região. Areias desses vários rios amazônicos são usadas na atividade “Areias amazônicas no microscópio”, onde as pessoas podem visualizar os diferentes materiais que compõem as areias de cada rio.
A Bacia do Acre contém um acervo de fósseis excepcional, com destaque para fósseis da megafauna do Mioceno, Plioceno e Pleistoceno da Formação Solimões. Algumas dessas peças foram transformadas em modelos 3D e disponibilizadas para quem quiser acessar esse material.
Um fóssil original do dente de um Purussaurus foi transformado em modelo 3D, que foi impresso em uma impressora 3D e usado como molde para criar réplicas desse fóssil. As réplicas são feitas pela Oficina de Réplicas do Instituto de Geociências da USP, e podem ser adquiridas no Museu de Geociências da USP.
As regiões das perfurações do TADP podem ser vistas em escalas amplas nos modelos 3D feitos a partir de modelos digitais de terreno.
Use o celular para visualizar a sonda utilizada no TADP e outros objetos em realidade aumentada, como se eles estivessem na sua frente.
Para usar esses recursos é necessário aceitar a instalação do aplicativo Adobe Aero e permitir o uso da câmera.
Impressões 3D feitas da região de Marajó e foz do Rio Amazonas, para uso em atividades escolares.
Este é um projeto estritamente acadêmico, dedicado ao avanço das ciências, sem qualquer finalidade financeira ou econômica.
Copyright © 2025 TADP – todos direitos reservados